Quantas vidas você salva?

protecao-dos-animais
Quando entendemos o veganismo, fica claro que não se trata de uma dieta.
A essência do veganismo é salvar vidas, mas você tem ideia de quantas vidas sua escolha ajuda a salvar?
Um site, Vegetarian Calculator, se dispôs a ajudar as pessoas nesse cálculo, para que possam computar quantos animais tiveram suas vidas polpadas pelo simples fato de você não comer carne. O processo é bem simples, mas impressiona.
Segundo o Vegetarias Calculator, um “vegetariano'” que viver 80 anos (média de vida no Reino Unido) polpará a vida de aproximadamente 7.000 animais. Essas conta não leva em consideração animais menores, como camarão, mas revela um número considerável e que não pode ser ignorado.
Esse é o link do site, para quem quiser conferir: http://vegetariancalculator.com/. O site é em inglês, mas os comandos da calculadora são muito simples, sem contar que você pode apelar para a tradução do Google.
calculator_vegetarian
Em todo caso, isso revelou uma questão: quantos animais precisam ser salvos para que o veganismo valha a pena? Como computar vidas? Como quantificar isso?
Acho impossível, pois cada vida é um milagre, um desenrolar de eventos. Cada vida é o resultado de bilhões de anos de evolução. É impossível definir que sou mais vegano que o outro, pelo simples fato de ter salvado mais vidas. Não que este seja o objetivo do site citado.
Cada morte adiada ou cancelada pela sua escolha em adotar o veganismo como bússola da vida é uma vitória. Cada gota de sangue que não precisar mais ser derramada para alimentar sua “falsa necessidade” de morte é uma vitória.
Sei que nesse caminho muitas vezes ouvimos de amigos, parentes e até de desconhecidos, que deixar de comer carne não salvará os animais, afinal, o resto do mundo continua temperando seus pratos com sangue. Sem contar que, proporcionalmente, os veganos são minoria no mundo.
O que essas pessoas ignoram é que para aquele boi ou frango que sobreviveu, seu veganismo fez toda a diferença. Para aquele outro animal que terá a oportunidade de trilhar todo o percurso natural da sua vida, você fez toda a diferença.
Entram nessa conta milhões de outros seres sencientes que são torturados em laboratórios com o objetivo repugnante de testar produtos de beleza, limpeza, drogas e outros venenos.
E é isso, no final das contas, o que realmente importa.

08-blogutilecriativo.com_.br_

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s