Mandela não morreu

mandela 1
Assim que recebi a noticia da morte de Mandela fiquei pensativo por alguns minutos, mas logo as primeiras lágrimas brotaram dos meus olhos. 
Ao olhar para Madiba, não conseguia ver outra pessoa que não um parente, daqueles que gostamos muito, mas moram longe e nem sempre temos a chance de lhes falar algo.
Mandela é um tio, um pai, um irmão, um primo, um ente querido que nunca tive a oportunidade de abraçar.
Por isso senti muita dificuldade quando decidi escrever algo sobre sua morte, pois esta se mostrou uma tarefa muito difícil. Não queria cair no lugar comum, falar da sua prisão ou coisas desse jaez que estão abarrotando todos os noticiários, são válidos, mas Madiba merece mais.
Foi quando reconheci que falar sobre a morte de Mandela seria impossível, mesmo sabendo que colocar a palavra “impossível” e Mandela na mesma frase seja incoerente. 
mandela-treasonImpossível porquê Mandela nunca morreu, sua vida é infinitamente mais forte do que sua morte, pois ao longo de toda a sua existência nessa terra o que ele fez foi dividir sua energia vital como quantos pudesse ajudar. Ele não fez o que fez pelo povo sul-africano, fez por todos nós.
Mandela sempre viverá no coração de quem respeita o próximo; sempre viverá nos olhos com compaixão; sempre viverá em mão limpas, que não são sujas com sangue.
Mandela sempre estará vivo enquanto houver um homem livre caminhando sobre a terra. Não sei o significado do seu nome em seu idioma nativo, mas, para este que vos escreve, em português significa liberdade. 
Por estes e outros motivos não posso falar ou escrever sobre sua morte, pois ele não morreu, apenas fez uma passagem para um lugar que deve ser tão bom para ele quanto ele foi para todos nós.
Para Mandela morrer é preciso antes matar seus feitos, e estes nunca morrerão. 

Frases-de-Mandela-2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s