Toda pessoa nasce livre, cresce livre e morre livre

Toda pessoa nasce livre, cresce livre e morre livre.

Porém, no caminho da vida, alguns são acorrentados, viram escravos e se esquecem que um dia andaram tendo sua vontade como guia e sua consciência como lei.

E por muitos anos o brasileiro negro foi apenas uma sombra em seu país, e sim, o Brasil emprestou sua bandeira para cobrir essa vergonha, agarrando-se a leis, conceitos e pré-conceitos para justificar tamanha vergonha.

Um vez me perguntaram: Por que os cantores negros têm uma voz tão linda? A famosa voz de negro. A resposta é que se trata mais de tristeza do que beleza, trata-se mais de lamento do que canto. Todo negro carrega em si a dor do navio negreiro, e ouve, mesmo que sem perceber, o cântico entoado por nossos antepassados quando cruzavam o mundo em direção ao seu cativeiro.

escravidao23

Mas toda pessoa nasce livre, cresce livre e morre livre.

As correntes não os prenderam, o chicote não os calaram e o descaso não os escondeu. Com toda a sorte de obstáculos o povo negro sobreviveu, e mesmo estando escravo mudou a cara de um país inteiro. Estendeu suas raízes sobre a comida, a música, as roupas, a cor da pele do brasileiro. Prenderam nossas pernas e mãos, mas não puderam acorrentar nossa alma. Hoje o brasileiro não é branco nem negro, o brasileiro é simplesmente brasileiro. Forjado com o fogo e sangue africano, europeu, asiático e de qualquer outra parte do mundo, mas isso não é reconhecido em nosso comportamento.

Infelizmente o poder no Brasil tem cor e gênero, e isso é visto desde a diferença salarial nas empresas até uma propaganda de cerveja. É preciso muito cinismo e até mesmo desonestidade para negar as desigualdades em nosso pais.

Precisamos romper de vez a barreira do que é visto para entrar na era do que pode ser sentido. O racismo, assim como machismo e homofobia, existe e não vai ser combatido com conscientização, cartazes ou música, será combatido com conhecimento e empoderamento. Tenho uma incrível satisfação do que sou, mas lamento ao ver muitos se escondendo em busca de aprovação.

SIN_6486-1024x678

É difícil descrever a beleza de um cabelo afro, assim como é impossível medir a delicadeza dos olhos azuis.

Quem sabe um dia não precisaremos dedicar uma data a consciência negra, pois espero que no futuro ao olharmos para o próximo vejamos mais de nós nele do que hoje.

Lindo menini cabeludo

Vivemos no alvorecer de uma nova era, de uma nova fase do pensamento humano, quem não se adequar a ele estará perdido, e nessa nova fase não haverá espaço para o preconceito.

Não haverá espaço para esse pensamento subdesenvolvido onde julga superior uma pessoa com base no seu gênero, cor de pele e orientação sexual.

E para os conservadores que se incomodam com o crescente incômodo em relação a esse comportamento, tenho um recado: É apenas o começo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s